terça-feira, 13 de agosto de 2013

CASAPUEBLO NO URUGUAI

Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto, não tinha nada...Quando era pequena adorava essa música, quem não?! E os versos de Vinicius de Moraes, foram inspirados nessa casa, que hoje é o hotel Casapueblo, em Punta Ballena, cidade grudada aqui em Punta Del Este. 
Ontem fui conferir essa arquitetura super charmosa e diferente, que é obra do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. O hotel é todo irregular, é realmente ''uma casa muito engraçada'', incrível! 
Agora no inverno o local fica fechado, não dá para se hospedar nos 70 quartos, que são batizados com os nomes dos primeiros hospedes, tem o quarto Pelé, Brigitte Bardot, Robert de Niro...Mas dá para conferir a exposição do Vilaró e apreciar a vista, que é uma mistura do hotel, da piscina e da praia.

Já conhecia esse hotel? Gostou? 

22 comentários:

  1. É lindo mesmo !!
    Dá vontade de ir agora !!
    boas férias...
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Claro que eu tbm adorava essa música né, e ñ tinha ideia da inspiração!

    Acho lindo este local, quero conhecer :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pauline, que bacana que também gostava, é eu também não sabia, até chegar lá no hotel.

      Excluir
  3. Não conhecia... Mas, é super lindo! =)

    Muchos besitos,
    www.laylacaroline.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia, mas gostei bastante, parece ser muito diferente mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Só conheço por foto, sou louca para conhecer pessoalmente!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  6. Achei bem divertido. Parecem aqueles hotéis gregos.
    Obrigada pela visita e comentário.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. já estive lá e achei sensacional, linda, charmosa...Sabias que o Vilarò é pai de um dos 'Sobreviventes dos Andes'? Ao menos foi o que me contaram qdo estive lá
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  8. fui procurar e achei o seguinte:
    Casapueblo é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró e é agora uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo que fica dentro da estrutura. Ele está localizado em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, Uruguai.
    Construído ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera (Da Pioneer), foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró, que o desenho com um estilo que pode igualar as casas da costa mediterrânica de Santorini, mas geralmente o arquiteto refere-se ao Forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para discutir o tipo de construção.
    No interior é um museu e uma galeria de arte, mais há alguns anos ele construiu um apart-hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo e tem um restaurante chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional.
    Tem uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nós Andes em 13 de outubro de 1972.
    A loja do Museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural.
    O hotel dispõe de vários tipos de quartos, dependendo do conforto, tipo de quarto ea época (alta temporada é de dezembro a fevereiro), mas você pode encontrar quartos, com capacidade de 2 - 8 pack's. O local é de difícil acesso aos deficientes físicos e idosos, possui uma grande quantidade de escadas e corrimões não existem.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Casapueblo
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não sabia de tudo, muito bacana ter essas informações. Realmente tem uma galeria de arte e um museu, que é bem bacana visitar, só com criações dele, super diferentes, sei que lá fica o escritório dele, mas é privado, o restaurante é no terraço e tem uma vista linda e realmente o hotel lembra muito as construções do mediterrâneo.

      Excluir
  9. Andei muito atarefada e não estava conseguindo visitar seu blog. Senti falta, acho que viciei nas suas dicas.
    Que hotel lindo!!! Amei...com uma boa companhia, da pra curtir bastante... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, hahahah fico muito feliz em saber disso. Dá para curtir muito, o local é maravilhoso.

      Excluir
  10. Oi, muito bom seu blog!
    Sou uruguaia filha de um paulista que mora no Montevideu a mais de 50 anos!
    A cancao "Era uma casa muito engraçada, nao tinha teto, nao tinha nada..." foi feita por Vinicius en Casapueblo. Ele visitaba muito Punta Del Este e ficaba na casa do artista Paez Vilaró.
    Disculpa mais meu portugues é ruim!
    Beijos de Uruguai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie, fico muito feliz que tenha gostado. Sem problemas, dá para entender certinho, é eu achei isso muito bacana, sempre ouvia essa música quando criança e foi bem legal visitar o local de onde ela saiu.

      Excluir
  11. Oi sou uma uruguaia filha de um paulista que mora no Montevideu a mais de 50 anos! Muito bom o blog!

    Curiosidade:

    A tal da “casa muito engraçada” existe


    Vilaró é o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. E a “casa muito engraçada”, a Casapueblo, sua mais suntuosa obra

    Era uma casa muita engraçada / Não tinha teto, não tinha nada. Os versos de Vinicius de Moraes musicados por Toquinho para o disco infantil A Arca de Noé, de 1980, são conhecido por todos. Mas pouca gente sabe como era o fim original de A Casa, que não foi gravado em disco: Mas era feita com pororó / Era a casa de Vilaró.

    Vilaró é o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. E a “casa muito engraçada”, a Casapueblo, sua mais suntuosa obra. Em 1958, o artista plástico, cineasta e escritor – ou, como ele se define, “um fazedor de coisas” – construiu uma pequena casa de lata em Punta Ballena, no litoral uruguaio, pertinho de Punta del Este. Aos poucos, foi erguendo novas estruturas e cômodos, sempre em linhas arredondadas. Depois pintou tudo de branco, “para interagir com o azul do céu”, disse.

    Vinicius, que por um tempo foi embaixador do Brasil no Uruguai, era amigo de Vilaró e presença constante na Casapueblo. Uma manhã, para agradar as filhas do artista, começou a improvisar a trova infantil: Era uma casa muito engraçada... Gostou do resultado e, mais tarde, com algumas aparafusadas, saiu a poesia. E a música.

    Até hoje a casa continua a ser construída. Vilaró mora na parte mais alta da edificação, que também funciona como hotel e restaurante. Todos os mais de 70 quartos são batizados com os nomes de seus primeiros hóspedes: Pelé, Alain Delon, Brigitte Bardot, Robert de Niro. Além do quarto Vinicius de Moraes, é claro.

    Fonte: www.almanaquebrasil.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie, fico muito feliz que tenha gostado.
      Sem problemas, dá para entender certinho, é eu achei isso muito bacana, sempre ouvia essa música quando criança e foi bem legal visitar o local de onde ela saiu.

      Excluir