segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RECEITA: BOLO INDIANO

Quem me segue no Instagram (lookday) já viu várias vezes esse bolo por lá, é uma receita que eu faço sempre e que faz muito sucesso aqui em casa. É o Bolo Indiano, super simples, vão poucos ingredientes, é fácil de fazer e fica uma delícia. 
Ingredientes: Para a massa - 6 ovos, 1 1/2 xícaras de açúcar, 1/2 xícara de margarina culinária, 1 colher (café) de canela em pó, 1 1/2 xícaras de farinha de rosca e 1 colher (chá) de fermento em pó.
Para a cobertura, que é o creme amarelo - 4 gemas, 1 vidro de leite de coco, 200ml de água, 5 colheres (sopa) de açúcar e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. 
Passo a passo: Derreto a margarina culinária, depois coloco todos os ingredientes, menos o fermento, em um recipiente e misturo bem (com a colher mesmo) até ficar homogêneo e aerado, acrescento o fermento, coloco em uma assadeira retangular e levo ao forno (pré-aquecido por cinco minutos). O meu demora 30 minutos, mas isso vai depender do forno.
Enquanto o bolo está no forno, faço o creme amarelo, coloco todos os ingredientes em uma panela, com o fogo médio vou mexendo, até ficar no ponto de um brigadeiro mole. 
Finalizando: Só falta montar, uma camada de massa, uma de recheio, uma de massa... E por cima polvilho açúcar de confeiteiro.  
É uma ótima opção para fazer hoje e levar na ceia de natal e é um bolo ideal para quem tem intolerância à lactose, porque não vai nenhum derivado do leite. Me conta se gostou e se vai colocar em prática.

Um ótimo natal para vocês, cheio de coisas boas, perto da família, dos amigos, com muitos presentes e com comidas deliciosas! Aproveitem muito.

16 comentários:

  1. Adoreei, mas será que não posso substituir a canela por outro ingrediente? ~tenho pavor de canela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz Lima, pode tirar a canela e trocar por baunilha, para dar sabor.

      Excluir
    2. Mas aí o bolo não será indiano. É chamado assim, justamente pelas especiarias.

      Excluir
    3. Michelle, tem razão, mas se a pessoa não gosta, pode se inspirar nessa receita e no passo a passo e criar um semelhante.

      Excluir
  2. que delícia !!
    adoro bolo indiano ,
    vou testar a receita
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa somos intolerantes a lactose e gluten. Como ja existe farinha de rosca sem gluten nas lojas especializadas e o creme pode ser espessado com amido, teremos um bolo que serve para o nosso caso. farei esta versao assim que puder.Simone l.K. Shepherd- amiga da debora Segal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, nossa que bacana, fico muito feliz que essa receita vai funciona, depois me conta como ficou, se gostou.

      Excluir
  4. Hmmmm q delícia! tentarei, tentarei, certeza.

    bjs do criando e decorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criando e decorando, faz sim, é bem simples.

      Excluir
  5. HMMM. QUERO-ME FAZER. AMO-ME SOBREMESA. CREME AMARELO ENTÃO. FÃÃÃÃ.

    BEIJOKINHAS.

    ResponderExcluir
  6. gostei da dica, toda sexta fazemos bolo na chácara vou levar tua receita pra essa semana
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariah, leva sim, depois me conta como ficou.

      Excluir