Diariamente agredimos os cabelos. São químicas, exposição ao sol, à poluição, ao calor do secador, da chapinha e do babyliss, depois não é simplesmente utilizar qualquer máscara ou deixar o condicionador agindo. Existem três etapas para realizar um tratamento completo e correto nos fios, para daí sim recuperar, tratar e chegar ao ''cabelo dos sonhos''.
As três etapas são: hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidratação é a reposição da água e da umidade aos fios, é para deixar o cabelo macio, saudável, flexível, brilhante e maleável. É a opção correta para quem está com os fios feios, armados, sem definição e sem vida. Geralmente nos rótulos dessas máscaras tem frutas, chocolate, mel, pantenol e extratos de plantas. Eu gosto muito da Moroccanoil (tampa marrom), da máscara de amora + sândalo do Boticário, e do Tresemmé de reconstrução e força.
Nutrição (ou umectação) é a reposição de oleosidade aos fios, vai lubrificar os cabelos para evitar a perda de componentes. É a opção para quem quer diminuir o frizz, dar brilho e ''peso''. São os óleos e as manteigas 100% vegetal (como a de Cupuaçu e Karité). Para isso você pode usar as máscaras de nutrição, que tem nos rótulos esses óleos e manteigas, eu gosto muito da Macadamia Natural Oil, da Oléo-Relax da Kérastase e da Moisture Recovery da Joico. E também pode passar o óleo (100% vegetal, como azeite puro) no comprimento dos fios, umas três horas antes de lavar os cabelos, isso é realizar uma umectação, ajuda muito.
Reconstrução é a reposição de proteínas, aminoácidos, minerais e queratina, é o que ajuda a repor os elementos perdidos no interior dos fios, é um passo essencial para quem faz qualquer química, por que as químicas retiram a estrutura dos fios, mas não dá para abusar, porque em excesso deixa os fios duros, então recomendo fazer de 15 em 15 dias, não mais do que isso. Vai diminuir a porosidade, deixar as cutículas mais lisas, refazer desde o interior mesmo. São os produtos que tem queratina, colágeno.. Eu gosto muito da Moroccanoil (tampa laranja), da máscara Antiidade da Éh e do K-Pak da Joico.
Já sabia desses três passos? Gostou da dica?